Pular para o conteúdo

A máscara que não engana mais ninguém: Francisco Carlos Rodrigues Custódio, Secretário de ‘Educação’

23/02/2011
Secretário de Educação Francisco Custódio e prefeito Vadilson Dias
Secretário de Educação Francisco Custódio e prefeito Vadilson Dias

 

.

Um dos piores males que existe em nossa sociedade não é só o sentimento de superioridade que alguns indivíduos nutrem em seu intimo, mas, suas reinteradas tentativa de provar ao povo que realmente são superiores aos demais, sendo que em nossa sociedade existe um dispositivo constitucional (a lei maior de um país) que assegura:

Art. 5º:  Todos são iguais perante a leisem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Infelizmente esse dispositivo constitucional um dos primeiros da Carta Magna, aquele que sustenta as democracias modernas, simplesmente parecem serem esquecidas completamente na cidade de Gonçalves Dias, flagrantes de situações onde beiram o mais total desrespeito e falta de exemplo por quem deveria ser o primeiro a cumprir todas as normas vigentes em nossa sociedade, são eles os primeiros a procurar burlar todas as leis, o caso mais intrigante desta situação é a do secretário municipal de educação o muito religioso Francisco Carlos Custódio, este que não é mais funcionário concursado do município mas que dispõe de um cargo de ‘confiança’ pertencente a cota do vice-prefeito Cristiano Filgueiras Lobo. Pois bem, deixando os cargos na municipalidade o secretário muito capaz diga-se de passagem, também é funcionário público do Estado do Maranhão, onde desde o período em que assumiu a secretária municipal, não vem cumprindo com suas obrigações na Seduc/MA, onde na tentativa de ver-lo ‘trabalhando’ foi lhe dado um segundo cargo de ‘confiança’ violando as leis mais uma vez, pois cargos de ‘confiança’ não podem acumular, desta vez como diretor do anexo de ensino médio no Povoado Lagoa da Cruz, porém ele nunca foi visto na região para dar plantão uma única vez se quer, segundo os moradores da região ele jamais foi visto na escola no Povoado Lagoa da Cruz como diretor, a desculpa é velha, segundo ele ” eu era ameaçado de morte naquele lugar pelos alunos”, boa desculpa, mas um diretor não está em contato imediato com esses supostos delinqüentes, portanto, poderia sim ir trabalhar regularmente, mas a desculpa foi sustentada por um bom tempo. (reveja o caso aqui).

Mas, o tempo passa e vendo a crescente oposição dos professores que nada mais justo do que cobrarem do secretário uma postura de alguém que desse exemplo e fosse trabalhar regularmente como todos vão, vendo o cerco se fechar contra si o nada bobo secretário solicita sua remoção para a direção do recém criado anexo no Povoado Olho D’Água Seco no ano de 2009, nos confins do município (se na Lagoa da Cruz bem próximo a cidade ele não frequentava o que dirá em um itinerário de mais de 80 km ao dia?), lá o secretário poderia ficar despreocupado, pois o diretor da escola municipal era alguém de sua confiança irrestrita, pois era o vereador ‘Babau’. Na certeza plena da impunidade, com a conivência da direção local (seus superiores), mais um ano se passou e nada de serviços sendo prestados, ao contrário do que aliás cobra ferrenhamente de seus subordinados, mas logo em seguida vem o concurso da rede estadual e o senhor Custódio muito inteligente é aprovado no concurso público estadual, agora ele estava feito na vida, afinal eram duas matrículas no estado, somando todas as gratificações chega a cifra de quase quatro mil reais por mês (sem fazer nada é mole?), porém como destacamos (reveja o post aqui), o já secretário-diretor-professor, nunca prestou seu serviço como manda os regimentos, pois sua assiduidade era pífia a ponto de sempre ter pais de alunos na diretoria da escola cobrando que seus filhos tivessem aulas, sem obterem muitos resultado pois a postura nunca mudava uma vez que os compromissos da secretaria de educação consomem todo o tempo.

Para fechar o enredo desta história, no final do ano passado a escola em que o secretário-professor-diretor deveria cumprir suas obrigações passa por uma verdadeira devassa, onde os burocratas da Seduc/MA realizaram uma auditoria para apurar os casos das muitas denúncias que lá chegavam sobre os famigerados ‘marajás’, sendo que o salário dele chegou a ser suspenso inclusive, para logo em seguida retornar a sua mais perfeita harmonia de sempre, ou seja, receber sem trabalhar. Chegando o ano de 2011 o muito justo-democrata-religioso secretário de educação de Gonçalves Dias, que devia dezenas de aulas por ter faltado em excesso ultrapassando as 15 faltas justificáveis a que tinha direito, não repôs uma única aula de cinqüenta minutos. Mas, se achando dono de todos os direitos da face da terra ele resolve simplesmente solicitar uma disposição (Ou seja ficar trabalhando apenas na secretaria municipal de educação e continuar recebendo os salários de secretário, diretor e professor), porém o muito sábio secretário esqueceu do dispositivo legal do ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO MARANHÃO, a Lei N°. 6.107/1994 que em seu artigo 25Parágrafo único - ”Não poderá ser promovido servidor em estágio probatório, disponibilidade, licença para tratar de interesses particulares ou quando colocado à disposição de órgão ou entidades não integrantes da administração estadual, salvo por antigüidade.” Não há necessidade na formação jurídica para ver que o secretário Custódio não dispõe de direito algum para ficar ‘a disposição’ da prefeitura, pois não cumpriu seu estágio probatório que dura nada menos que três anos. Sendo que o mesmo já recebe sem trabalhar como ‘diretor’, não lhe bastando só este e ouvindo a voz da ganância ele agora quer ficar sem trabalhar mesmo é nas suas duas matrículas do estado. Será que posturas como essas do secretário de educação de Gonçalves Dias, se coaduna com seu papel onde o exemplo deveria ser dado a todos que o rodeiam?

Por fim, ressaltamos aqui, que o intimo desejo da sociedade gonçalvina é apenas o de justiça, pois neste caso onde pessoas que deveriam olhar ao seu passado e sempre se mirá em bons exemplos, não o faz e é o primeiro a renegar seus passos, mas quanto a isso a velha máscara de ovelhinha sacrossanta não serve mais para nossos dias, pois ela não é capaz de enganar mais a ninguém.

8 Comentários leave one →
  1. "bem aventurado os que tem fome e sede de justiça" Link Permanente
    23/02/2011 10:34

    Onde nós vamos parar com tanta hipocrisia e cinismo, aí está mais uma vez os dois maiores desreispeitadores das leis e do bom exemplo, à esquerda do vídeo “ELE” o soberano, o ditador, o rei, o imaculado e quase canonizado(“SANTO”) secretário de educação que se acha o maioral mais como foi dito a mascara já caiu a muito tempo e a sua popularidade em relação aos servidores da secretaria de educação só não é zero porque tem uma meia dúzia de súditos ( PUXA-SACOS).
    E à direita! “sem comentários” o verdadeiro discipulo de sarney em todo tipo de falcatruas e enganação e um grande predador das verbas publicas, vadilson dias – o quê que é isso.
    (LIBERDADE JÁ).

    • 23/02/2011 10:45

      Mas, o santo ou reizinho como está sendo chamado, se acha dono todos os direitos e prerrogativas alheias as leis, pois ele dispõe de uma chave que abre todas as portas, qual seja ela? A chave da caixa de Pandora da administração pública da cidade, logo esta chave abre todos os desejos do soberano secretário…

  2. 23/02/2011 11:11

    É muita vergonha, pessoas como essas que deveriam dá exemplo a sociedade são os primeiros a descumprir às leis que regem sobre o País.Pois, o então coroinha e hoje Secretário-Diretor-Professor se diz ser uma pessoa pautada na ética e nos bons costumes…é muita vergonha!!!

    • 23/02/2011 11:25

      A única ética que ele efetivamente cumpre é aquela que satisfaz seus interesses particulares, esses quase sempre confrontam o discurso que prega assim como o que deveria ser cumprido enquanto educador. Obrigado pela participação.

  3. augusto Link Permanente
    08/04/2011 13:26

    É ano que vem tem eleição e vamos ficar de olho nesse tipo de gente…Belo trabalho este Site, ja faz parte dos meus favoritos!!!

    • 08/04/2011 17:20

      Sim é verdade, mas, nunca é tarde começar a desmascarar pessoas que vestem máscaras de santos na cidade. Não passam de arrogantes trapaceiros da legalidade… Somos gratos pela participação.

  4. 06/06/2012 01:14

    bando de puxa saco do Vilson.

    • 06/06/2012 08:36

      Quem sabe fazemos isso demasiadamente de modo atrapalhado e bem doido, né ‘Carol’? Haja vista que desde 2010 criticamos os desmandos desses bandidos que se dizem governantes de Gonçalves Dias.

Comente veja mais tarde a resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Enchentes Enquete Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT Quilombolas reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade
  • Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 2.165 outros seguidores