Skip to content

Um retrato da saúde pública no Maranhão: Jovem acidentada está a mais de oito dias sem atendimento

10/04/2011

Acaba de chegar uma gravíssima e revoltante denúncia: A jovem gonçalvina Joseana do Nascimento Silva; de 26 anos, moradora da Rua Almir Assis, em Gonçalves Dias; sofreu um grave acidente de motocicleta no último domingo, dia 03 de abril.

No acidente, a moça quebrou a patela(joelho) e a perna, o braço e clavícula, tanto que o ombro chegou a ‘afundar’. Mesmo sofrendo todos essas agruras, a jovem foi transferida às pressas para o ‘Socorrão’ da cidade de Presidente Dutra, haja vista que no único hospital da cidade não há meios ou recursos para qualquer atendimento grave.

Os gonçalvinos estão chamando o hospital, com escárnio, do vergonhoso nome de ‘Tira para fora’. Até agora, OITO dias depois, a moça ainda não foi atendida pelo sistema público de saúde. Segundo as informações que nos chegam, a jovem não tem mais nem forças para gritar de dor, tamanho o descaso ao qual é submetida.

A falta de sorte dessa jovem se deu não só por ela ter sofrido esse acidente, mas por ter sofrido esse acidente justamente na cidade de Gonçalves Dias. O pior de tudo, lamentavelmente, é depender do Sistema Único de Saúde do Estado do Maranhão, gerido pelo nada competente cunhado da Governadora do Estado do Maranhão.

O caos na saúde é tamanho, que Joseana foi transferida para, pelo menos, três hospitais no Estado, sendo que em nenhum deles encontrou vagas para ser atendida ou algum onde ela pudesse fazer as cirurgias. Desde o último domingo, a família da moça a leva para o Socorrão de Presidente Dutra, onde ela esperou mais de três dias sem ser atendida, sendo levada à cidade de Caxias. Lá também não tinha leitos. A família da jovem, mesmo sendo pobre, por não encontrar vagas ou hospitais públicos para fazer as cirurgias, terá de recorrer ao sistema privado de saúde; caso contrário, continuaria a peregrinação de cidade em cidade até que a moça conseguisse ser atendida.

Hoje, ela está na cidade de Barra do Corda, onde espera que a cirurgia ainda possa ser feita no dia 20, ou seja, a espera promete ser longa, mais de dezessete dias.

Lembramos que o nada competente secretário estadual de saúde, segundo Henrique Bóis: ” já havia intercedido junto aos prefeitos do interior, para que eles segurassem seus doentes nos municípios onde a saúde é de gestão plena O secretário Ricardo Murad usou de uma estratégia ditatorial: distribuiu circular aos gestores para que eles não mais enviassem enfermos para a rede estadual da capital.

É deste modo que a saúde do povo pobre é tratada, haja vista que nem mais no Estado do Piauí estão recebendo os enfermos maranhenses, porque a incompetente governadora do Estado não repassa verbas aos hospitais daquele Estado.

Até quando o povo maranhense irá padecer sob o julgo desses despreparados e inertes governantes? Até quando o povo do Maranhão vai ter de morrer nas filas dos hospitais sem ao menos serem atendidos? Até quando iremos ver essa falta de vergonha na cara de quem deveria prestar um serviço essencial que é a saúde?

A família da moça está desesperada, já são oito dias que ela espera para fazer as cirurgias e até o presente momento, só encontram vagas em hospitais particulares; mas como sobredito, a família não dispõe de maiores recursos financeiros para arcar com as despesas, tanto que realizará, neste domingo, um bingo beneficente. Em um ato visto como eleitoreiro, o secretário de saúde local teria ajudado nas despesas assim como o vice, mas sempre fica a incômoda pergunta: Eles fazem isso por ‘humanidade’ ou por oportunismo eleitoreiro visando o ano que se aproxima?

Não esqueçamos de que o caos na saúde é culpa da má gestão e sucateamento dos hospitais por parte deste governo falido; não esqueçamos de que o Socorrão de Presidente Dutra foi construído pelo saudoso ex-governador Jackson Lago; mas tão logo Roseana Sarney se apossou do poder, o hospital regional foi sucateado, tendo quase todos os seus aparelhos retirados da cidade e a maioria de seus profissionais, transferidos. Ela, aliás,  recebeu todo apoio nas eleições de 2010 do vice, Christiano Macedo Filgueiras Lobo, que gaba-se de ser amigo pessoal do clã Sarney, mas uma amizade destas ao que o povo tem visto, não tem trazido nenhum benefício à sociedade gonçalvina, ao contrário, trás apenas mais e mais agruras a este já tão sofrido povo!

2 Comentários leave one →
  1. Morador permalink
    10/04/2011 13:32

    Essa mulher(rosengana) está terminando de aniquilar os maranhenses, diariamente somos informados do caos em seu governo, no estado do PI, já ñ atendem mais os maranhenses na rede pública. Até quando vamos viver assim?

    • 10/04/2011 13:36

      Até o fim do mandato dela, pois ninguém faz nada, ninguém ver nada… Todos os seus aúlicos estão cegos pelo desprezo dela ao povo, é isso que eles chamam de melhor governo da vida desta velha senhora…Somos gratos pela participação..

Comente veja mais tarde a resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade
  • Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 2.172 outros seguidores