Skip to content

Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido: O grande temor dos vereadores de Gonçalves Dias

04/05/2011

Nesta semana, um assíduo leitor nos avisou por meio de um comentário que a Câmara Municipal de Vereadores de Gonçalves Dias, está deveras ‘preocupada’ e irritada com o GD News, tudo porque nós como sempre pedimos que eles cumpram com o papel reservados a eles, que é além de fazerem leis, DEVEM fiscalizar os atos do poder executivo, mas, os ilustres vereadores estão mais aflitos com o trabalho que exercemos aqui neste humildíssimo espaço do que com suas responsabilidades, veja o que falava o comentário:

Os vereadores gonçalvinos definitivamente estão prestando um enorme (des)serviço ao povo daquela pobre cidade, principalmente quando esses desidiosos (relaxados) parlamentares, esquecem o princípio básico de nossa Constituição Federal, nela em seu primeiro artigo assevera: ‘estabelece em seu, Parágrafo Único.”Todo o poder emana (vem) do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição“. Logo, conclui-se que todo poder emanado do elemento povo que é constituído do indivíduo, do simples alguém, da pessoa, do ser humano, do sujeito de direitos, do cidadão que, para Adriano Soares da Costa, com sua cidadania (soberania popular), “significa o status constitucionalmente assegurado ao indivíduo de ser titular do direito à participação ativa na formação da vontade nacional.’ Cabe lembrar-los que o poder é dado pelo povo, e por ele pode ser retirado, principalmente quando esses que se dizem legítimos representantes da sociedade não cumprem suas obrigações, mas, que só representam a eles próprios.

Portanto, o poder é do povo (soberania popular) que elege os seus representantes ao outorgar-lhes ou delegar-lhes um mandato parlamentar, para o Legislativo ou para o Executivo. Mas, é importante destacar que, não foi outorgado (dado) nenhuma procuração para  eles espoliarem, aviltem e saquearem ao erário (dinheiro público) em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a sociedade, desta forma, espezinharem a nossa soberania popular, chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem pouco da ética, da moral, da lei e da ordem. Por conseguinte, lembramos aos caros vereadores de Gonçalves Dias, que independentemente de haver eleição, para se investir determinado parlamentar num mandato eleitoral como representante do povo, este poderia afastar o parlamentar ímprobo, indiligente, desidioso ou indecoroso mediante um processo semelhante ao da eleição. Se é o povo que  põe. Então, deve ser ele que o depõe.

Os ilustres vereadores gonçalvinos em seu desejo profundo de sempre servir humildilmente todos os desejos e caprichos do prefeito, se mostram como verdadeiros escudeiros e advogados, e perpétuos defensores de todos os descalabros que ocorrem naquela cidade, já denunciamos aqui dezenas de casos, desde a fraude nos contratos, violações da constituição federal, até mesmo a pura e simples omissão do gestor, que se quer reside na cidade. Os ilustres vereadores, devem está realmente com bastante medo, que outras esferas do poder público investigue suas condutas, e ao invés de cumprir com suas obrigações preferem novamente se calarem e igualmente tentam intimidar este veículo para que emudeça igualmente a eles, mesmo tendo conhecimento de tudo que não presta, só que nós não nos calaremos, NUNCA. Nós, incomodamos esta gente por um motivo muito simples, eles parecem esquecer ou sequer conhecem os princípios básicos que devem reger a gestão pública, por meio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Essas cinco palavrinhas ‘mágicas’ são um grande mistério para os ilustres e (in)justiçados vereadores da cidade.

O grande medo daqueles senhores é que uma séria investigação recaia sobre eles, esta, não irá demorar chegar até aquela Câmara, haja visto que a sociedade dispõe de várias instituições que resguardam seus direitos, principalmente quando há omissão de outras esferas, como parece ser o caso recorrente naquela cidade de Gonçalves Dias. O prefeito como sempre, querendo posar de bom moço, se exime de responsabilidades, delegando as ‘bombas’ para terceiros, assim, fica ‘blindado’ de toda e qualquer ‘culpa’. Nós do GD News, não tememos ameaças de retaliação alguma, principalmente quando nos juntamos ano passado e nós cinco JURAMOS que NADA iria nos demover da luta de levar o esclarecimento de fatos ocultos naquela cidade de Gonçalves Dias, e que mais importante que ‘fama’ ou divulgação de nomes estava o compromisso com os fatos e a verdade, somos e estamos resguardados por farta assessoria jurídica contra toda e qualquer represália, tudo que divulgamos está respaldado nos mais plenos rigores das leis.
Nosso trabalho aqui não tem nenhuma relação com o serviço público para ser alvo de ‘sindicância’, o que fazemos aqui tem tudo haver com um principio básico igualmente garantido por nossa Constituição Federal, que é a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e PENSAMENTO, ela em seu artigo 5º, inciso IX, preceitua que ‘é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença’, este direito é inalienável, por ser um direito, jamais abriremos mão deles sob qualquer pretexto ou ameaça.

Caso os vereadores estejam tediados, sem saberem o que investigar, recomendamos os seguintes artigos, postados aqui, onde denunciamos todo tipo de irregularidade:

Resultado da enquete sobre os problemas da administração pública em Gonçalves Dias.

Aviso de licitação em Gonçalves Dias, um problema tamanho família.

Depois dos buracos, agora Gonçalves Dias afunda na lama!!

A praga do nepotismo em Gonçalves Dias.

Escândalo: O que a Prefeitura não mostra, nós mostramos, licitações e contratos altamente suspeitos.

O povo continua querendo saber, onde foi feito a ponte de 200 mil em Gonçalves Dias.

Mais uma denúncia: Suposto patrimonialismo e peculato em Gonçalves Dias.

Mais uma ‘grande obra’ em Gonçalves Dias.

Prefeito viola a Constituição e continua fazendo contratos com parentes.

334 mil reais por nada ou mais uma grande ‘obra’ em Gonçalves Dias.

Licitações e contratos em Gonçalves Dias, afronta as leis.

Uffa, é pouco ou querem mais ilustres vereadores? Lembramos que quando o Ministério Público Estadual e Federal chegar para fazer uma devassa na cidade, vocês serão os primeiros a serem responsabilizados em todos estes descalabros ou vão dividir com o gestor os atos improbos? Vossas excelências ainda tem tempo para cumprir vossos papéis.

.

Foram colhidas algumas informações de Joilson Fernandes de Gouveia.

27 Comentários leave one →
  1. E. F. permalink
    04/05/2011 08:15

    Prezado Senhores,

    Acredito que precisamos conhecer o que representa o poder legislativo para que saibamos de quem e o quê cobrar quando nossos direitos forem desrespeitados.

    “O vereador tem duas funções principais: Fiscalizar as ações da Prefeitura e Legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios vereadores, pela Prefeitura ou pela comunidade. O vereador deve exercer suas funções também fora das salas da câmara: ou visitando a comunidade, ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode:

    Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município, que é de iniciativa da Prefeitura;

    Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial;

    Fiscalizar permanentemente atos da prefeitura; acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços.

    Criar normas gerais sobre concessão de serviços públicos.

    Conceder títulos de homenagem aos cidadãos.

    O vereador não pode:

    Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura.

    Gerar despesa pública fora do orçamento.

    Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.

    Precisamos saber mais sobre as atribuições de nossos represantes!!!

    • 04/05/2011 08:53

      O principal, que é justamente: ‘Fiscalizar permanentemente atos da prefeitura; acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços’. Eles até acompanham, mas, quando eles são os principais interessados, eles os vereadores tem interesses viscerais nos contratos da prefeitura, por isso como acreditar que eles estão cumprindo com seu papel de fiscais do poder executivo se são parte interessada nos contratos? Como acreditar que eles fiscalizam algo se esses ‘contratos’ podem ser cassados caso eles mudem de ‘posturas’?
      Eles legislam menos em causa do sofrido povo gonçalvino, pois os interesses destes últimos ao que tudo indica não é o principal motivo de suas legislaturas…
      Somos gratos pela participação.

  2. Rodrigo da Costa permalink
    04/05/2011 10:47

    Os reletos acima,retratam a realidade de milhares de municípios brasileiros [...] Na cidade que moro, desde que nasci,é tão parecida a situação que basta apenas trocar os nomes dos “Bôis”. Tá peso o Brasil[...]

    • 04/05/2011 10:57

      Por isso que nos cabe o papel de não sermos omissos, o mal só prevalecerá se nos calarmos. Somos gratos pela participação.

  3. 04/05/2011 12:49

    Lamentável, antes de eles serem eleitos dizem que vão ficar ao lado do povo, quando elegen-se ficam contra o povo e dando sustentação ao prefeito………… não fazem o papel deles que é legislar e fiscalizar, pelo contrário protegem o prefeito e a população que se rachem……………. continue firme e forte……………… fiscalizem já que os vereadores, estão muito ocupados, fazendo a vez de ditadores………….

    • 04/05/2011 16:38

      Somos gratos pelas palavras de apoio e solidariedade que recebemos dos quatro cantos do Maranhão, como sempre elencamos nós blogueiros somos uma rede de milhões de pessoas que buscamos acima de tudo a Justiça. Somos gratos pela participação.

  4. "bem aventurados os que tem fome e sede de justiça" permalink
    04/05/2011 13:34

    É caros amigos, quanta coisa pra fiscalizar e fazer justiça, quantas irregularidades neste município necessitando de fiscalização, mas o que vemos é que os vereadores estão mas preocupados em descobrir quem mostra a verdade dos fatos, do que as irregularidades que estão acontecendo nesta cidade, certo é que “ELES os vereadores” sabem de tudo o que é irregular que acontece nessa cidade, o que incomoda realmente é que todos eles são cúmplices de tudo isso, por isso há tanto incomodo da parte deles.
    Se tivessem prestando o papel que lhes foi confiado, com certeza esse blog estaria também homenageando seus feitos, pois acreditamos na seriedade destas publicações.Para quem realmente acha que pode esconder tudo, se esquece das palavras sabias do mestre, ” não há nada encoberto que não seja revelado; nem oculto, que não haja de ser conhecido” lc. 12:02.

    • 04/05/2011 16:36

      Somos gratos pela solidariedade, pois, nosso trabalho é pautado nos mais rígidos preceitos éticos, sendo que não exploramos levianamente fofocas ou coisa parecida, quando publicamos algo é porque há fartos indícios de que algo não transcorre pelas vias da legalidade, nós só mostramos uma pequena ponta do iceberg, os descalabros que ocorrem na cidade é caso não só mais do MPE e MPF é caso de polícia mesmo. Somos gratos pela participação.

  5. 04/05/2011 14:17

    Companheiros (as) de Gonçalves Dias;

    Este blog sem dúvida nenhuma tem sido uma trincheira na luta contra a mentira e a desfarçatez dos meios de comnicação oficiais, que há tem somente escondido e camuflado a politcagem e a falta de vergonha de pessoas desonestas

    • 04/05/2011 16:32

      Somos gratos pela solidariedade meu amigo, como sempre dizemos o mal só triunfará se os bons se calarem; o silêncio não faz parte de nosso caráter. Somos gratos pela participação.

  6. Júnior permalink
    04/05/2011 16:25

    Já que está sendo tão bem explicitado o que os vereadores têm feito, ou melhor, deixado de fazer na cidade, eles poderiam, pelo menos colocar uma nota no blog se defendendo, ecplicando tal inécia, ao invés de estar querendo “abrir sindicância” (kkk) contra o blog, já que deveriam, como citado acima, ir atrás das reais situações onde há necessidade de investigação.
    Por favor deixemos de hipocrisia!

    • 04/05/2011 16:31

      Nunca nos negamos ouvir o outro lado, buscamos de todo modo possível sermos imparciais na medida do possível, mas, os vereadores parecem desconhecer o real sentido da palavra DEMOCRACIA. Somos gratos pela participação.

  7. Maranhensenato permalink
    04/05/2011 16:33

    Caso isso seja feito, nós população, podemos fazer uma passeata contra essa represália. EU VOU. Aonde foi que já se viu isso. Só aqui mesmo.

    • 04/05/2011 16:45

      O mal só prevalecerá quando os bons se calarem, somos gratos por todo apoio que estamos recebendo de todo o Maranhão.

  8. 04/05/2011 17:37

    Companheiro, só faltou deixar mais claro “quem disse o quê”, pois o o texto que você destacou parece que tem duas falas: a primeira do comentarista e, a segunda, como se fosse já a sua resposta, tudo no mesmo quadro.

    Se possível, mostre primeiramente o comentário específico onde se confirma a ameaça, a fim de que possamos fazer com que essa ameaça de CENSURA seja divulgado em todos os cantos do Maranhão.

    Agora, meu amigo, mais do que nunca, diante destas graves e sérias denúncias, temos que nos reunir, a fim de assegurarmos pelas vias legais o DIREITO SAGRADO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    Se querem vos calar, terão que nos calar também, a todos nós, difusores e contribuintes para a democratização da informação no Maranhão.

    Vamos bradar ao país inteiro, se preciso for, que no Maranhão, esta “terra de cegos”, quem tem um olho é ameaçado por todos aqueles que teimam em querer deixar tudo como está.

    Estamos juntos nessa luta, meu amigo, por um Maranhão verdadeiramente democrático, livre dos coronéis e dos déspotas enrustidos.

    Forte abraço.

    Hugo Freitas

    • 04/05/2011 17:51

      Foi divulgado caro amigo no fac-simile em destaque, não dispomos de gravação da referida seção onde os ‘legisladores’ tinham tal pretensão, contudo, os testemunhos são fartos, isso por si só já basta. Sempre estivemos abertos a ouvir a outra parte, contudo, nunca manifestaram tal desejo.
      A grande questão é o cumprimento do papel dos elencados legisladores, que deixam de cumprir seu papel, como sempre denunciamos aqui, são ao invés de servidores do do povo, servidores do poder que deveriam averiguar de perto suas ações, não o fazem devido suas ligações e interesses viscerais poderiam ser ‘atacados’, caso cumprissem seus papéis.
      Somos gratos por seu apoio nesta caminhada em prol de uma Maranhão melhor.

  9. 04/05/2011 19:44

    Caríssimos já respondi ao comentário de vocês no blog. Se possível mudem o link do meu que está errado aí na sua lista. O Vianense Notícias no link: http://www.ovianense.com.br

    Abraços!

    • 04/05/2011 23:17

      Somos gratos pela solidariedade que nos tem prestado, o link de teu blog foi corrigido…

  10. 04/05/2011 22:47

    Veja uma matéria que postei no meu blog relacionando a situação dos vereadores de G.D com Chapadinha-Ma.

    Link:
    http://www.chapadinhaanuncios.com.br/2011/05/vereadores-defensores-do-povo-ou-do.html

    ENEDILSON – CHAPADINHA ANÚNCIOS.

    • 04/05/2011 23:20

      Qualquer semelhança não é obra do mero acaso, tudo isso reflete o quando os ditos representantes do povo só querem mesmo é manipular toda sociedade para que eles, apenas eles governem para si, sem serem incomodados.
      Somos gratos pela solidariedade.

  11. 08/05/2011 07:57

    EU NÃO COM QUE ME PREOCUPAR, POIS TODOS OS BABACAS DO GD NOTICIAS, PODEM FALAR PALAVRAS BONITAS QUE ALGIUNS OTÁRIOS ACHAM TODAS VERDADEIRAS, MAIS NA VERDADE SABEM FAZER CRITICAS INFUNDADAS, SEM NENHUM VALOR, POIS A SOCIEDADE DE GONÇALVES DIAS-MA, SABE DE TODA HISTÓRIA POLITICA GONÇALVINA, SABE QUEM PRESTA E QUEM NÃO PRESTA, POIS EU ACHO QUE A ÚNICA COISA QUE NÃO PRESTA É O GD NOTICIAS, POIS SÓ VEM PROCURANDO TUMULTUAR E ATRAPALHAR A ADMINISTRAÇÃO ATUAL.

    • 08/05/2011 09:21

      Pessoas que desconhecem o que é cidadania como você Freitas ainda bem são poucos, poucos como você igualmente foram tão beneficiado com os roubos de Raimundo José.
      Os únicos a atrapalharem o gestor local é ele mesmo, ao esquecer as leis e as promessas que fez para se eleger e se reeleger. O povo daquela cidade de Gonçalves Dias, sabe quem são os ladrões, disso nós te garantimos. O única babaca aqui não somos nós, e sim alguém que desconhece o sentido da palavra cidadania, assim como você!!!

    • 15/06/2011 23:06

      Realmente existe o blog está tumultuando a vida de muita gente. Melhor seria que todos continuassem calados e deixar os planos desses mal administradores correrem como planejados, né Freitas?

    • 15/06/2011 23:21

      Somos gratos pela participação.

  12. 09/05/2011 08:01

    E isso ai jornalismo serio e imparcial,o unico motivo de haver blogs como o GD NEWS são as pessimas administrações como a de vadilson dias, que roubam os cofres de nossa cidade descaradamente,e gastando com futilidades como por exemplo:pagando materias a peso de ouro pra promover-se socialmente,ele e sua “bela esposa”em uma revista so de figurões da politica marenhense,mais e isso ai,e ainda tem gente como o FREITAS,que e publico e notorio do conhecimento de todos de G.DIAS que ELE E UM PARASITA “CARRAPATO”de prefeitura;mais e isso ai enquanto vcs estiverem encomodando e sinal que o remedio esta na dose certa …PARABENS.

    • 09/05/2011 09:00

      Somos gratos pelo apoio, buscamos na medida de nossas escassas forças mostrar o que acontece naquela cidade, nem sempre somos imparciais, pois nossas opiniões transparecem devido a revolta que fala mais alto. Mas, tudo que publicamos há fortes indícios para serem investigados a fundo pelos poderes competentes, algo que seria suficiente para dar muitos de cadeia nesses sujeitos que posam de heróis…Somos gratos pela participação…

  13. R.H. permalink
    09/07/2012 12:33

    Onde estão os conselhos gestores deste municipio? cada conselho gestor (formado pela sociedade civil e pelo poder público, deve ser paritário 50% de cada lado), aprova o orçamento e a execução orçamentária de cada pasta;
    ex: CMS conselho municipal de saude, deve diagnosticar, avaliar, orçar, junto com o administrador público as ações deste, assim deve opinar na elaboração da LOA, do PPA, da LDO, aprovando ou reprovando as ações ai previstas, cada gasto deve ser ao final de sua execuçaõ submentido ao conselho atraves de prestação de contas que se não aprovadas são encaminhados ao MP, infelizmente o povo delega suas atribuições a outros e assim reclamar e gritar é mais fácil que faze algo,
    Lembrem-se: ” CF Art. 1° Parágrfo único: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.”
    Não adianta por a raposa pra vigiar o galinheiro que não da certo, são politicos fiscalizando politicos e jamais haverá uma cobrança efetiva dentro de uma Câmara Legislativa pois os interesses ai são partidários e não sociais.
    Cabe so povo se organizar dentro dos copnselhos getores, CMS, CMAS, CMDC, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, CMDRS, Conselho da Criança e do Adolescente, CONSEP, dentre outros e iniciar seu controle, quem manda é o povo e não os poiliticos, porém o povo não quer mandar, prefere cobrar dos outros o que é sua obrigação fazer.

Comente veja mais tarde a resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Arquivos do blog

  • Siga o GD News no Twitter:

  • Postagens recentes

  • Tópicos melhor avaliados

  • Já visualizaram este blog:

  • Tag

    (in)Justiça Assembléia Legislativa Assembléia Legislativa do Maranhão Blog Blogs Brasil Carnaval Cidadania Cidade de Dom Pedro Cidade de Presidente Dutra Cidade de São Domingos do Maranhão Clã Dias Clã Sarney Combate a corrupção Concurso concurso de Governador Archer Concurso Público Congresso Controle social Corrupção Corrupção Sarney Crônicas Câmara de Vereadores Descaso Direitos Humanos Dom Pedro Educação Eleições 2012 Eleições2014 Enchentes Escravidão Estado FAPEMA Ficção Gestão pública Gestão Vilson Andrade Gonçalves Dias gonçalves dias-ma Governo Governo de Roseana Governo Roseana Greve Greve em Gonçalves dias Greve na SEDUC/MA Humor Inicio Início Justiça Licitação Maranhão Meio Ambiente Melhor governo da vida de Roseana ministério público Novos municípios Oposição no Maranhão Patrimonialismo Política Políticas públicas Professores PT reflexão Região de Presidente Dutra Roseana Sarney Sarney Saúde Saúde pública SEDUC/MA Segurança Pública STF SUS TCE Vadilson Dias vergonha Vergonha Nacional Vilson Andrade
  • Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 2.173 outros seguidores